Uma reportagem do redator sênior da TechRadar, canal especialista em tecnologia, John-Anthony Disitto, trouxe à tona uma pergunta: você diz “Por favor” ou “Muito obrigado” ao ChatGTP?
Conforme o artigo, se você for educado com o chatbot da OpenAI , poderá fazer parte da base de usuários que está custando à empresa "dezenas de milhões de dólares" em contas de luz.
O usuário @tomiinlove escreveu no X: "Gostaria de saber quanto dinheiro a OpenAI perdeu em custos de eletricidade com pessoas dizendo 'por favor' e 'obrigado' aos seus modelos."
O CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu: "Dezenas de milhões de dólares bem gastos — nunca se sabe." Obrigado por diminuir a ansiedade mundial em relação a uma revolta da IA, Sam. Com certeza, todos nós gastaremos ainda mais energia dizendo "Por favor" ou "Obrigado" de agora em diante.
Em fevereiro, a Future PLC, empresa dona da TechRadar, realizou uma pesquisa com mais de 1.000 pessoas sobre a etiqueta da IA . A pesquisa constatou que cerca de 70% das pessoas são educadas com a IA ao interagir com ela, e 12% são educadas em caso de uma revolta de robôs.
Obviamente, há um custo de energia ao usar o ChatGPT, que possui enormes servidores com tecnologia de IA que gerenciam toda a operação. Mas, com a popularidade crescente dessas ferramentas, será que a maioria de nós tem consciência de que uma simples mensagem, ou um meme gerado por IA, está impactando o planeta?
O TechRadar entrou em contato com a OpenAI para obter comentários. Atualizaremos esta notícia quando tivermos uma resposta.
Devemos ser educados com a IA?
Se ser educado com a IA pode ter tanto impacto no consumo de energia, deveríamos nos preocupar em ser gentis com o ChatGPT?
Presumivelmente, essas "dezenas de milhões de dólares" mencionadas por Altman se devem aos usuários que dizem "Por favor" ou "Obrigado" em uma mensagem contida, e não no final de um prompt. Esperamos que a OpenAI responda à nossa pergunta para nos dar uma melhor compreensão de como as pessoas estruturam essas mensagens específicas.
A escritora do TechRadar, Becca Caddy, parou de agradecer ao ChatGPT e descobriu que ser educado com um chatbot de IA pode realmente ajudar nas respostas.
Em seu artigo, ela escreveu: "Informações educadas e bem estruturadas geralmente levam a respostas melhores e, em alguns casos, podem até reduzir o viés. Isso não é apenas um bônus – é um fator crítico para a confiabilidade da IA."
À medida que a IA evolui, será fascinante ver se a polidez se tornará um recurso inerente. A IA poderia favorecer usuários que se comunicam respeitosamente? Os modelos serão treinados para responder de forma diferente com base na etiqueta?
Portanto, embora possa não ser energeticamente eficiente, ser educado com a IA pode, na verdade, proporcionar uma experiência melhor ao interagir com o ChatGPT. Mas vale a pena o custo ambiental?
Comentários: