São Bernardino e Xaxim – O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do GAECO, deflagrou na manhã desta terça-feira (16) a Operação “Ajuste Prévio”. A ação tem como foco desmantelar um esquema de fraude sistemática em concursos públicos e processos seletivos realizados no município de São Bernardino em 2024.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Bernardino e Xaxim, no Oeste do estado. As ordens foram expedidas pela Vara Regional de Garantias de São Miguel do Oeste. A investigação, que conta com o apoio da Promotoria de Justiça de Campo Erê, apura indícios de que candidatos teriam sido beneficiados mediante um "ajuste prévio" com a empresa organizadora dos certames.
Segundo o MPSC, o esquema teria garantido a aprovação e a primeira colocação de pessoas específicas, sendo que algumas delas já estariam ocupando cargos públicos. O objetivo das buscas é apreender documentos e provas que confirmem o direcionamento das vagas e identifiquem todos os envolvidos.
A operação conta com o suporte técnico da Polícia Científica para a preservação das evidências. O caso tramita em segredo de justiça. O nome da operação faz alusão à facilitação e ao acordo antecipado que permitiu a fraude.
Comentários: