Braço do Norte – A Semana Municipal de Educação para o Trânsito chegou ao fim nesta sexta-feira (26), deixando um legado de conscientização, aprendizado e cidadania em Braço do Norte. Ao longo de toda a programação, aproximadamente 3 mil crianças e adolescentes das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram das ações. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Municipal de Trânsito, em ampla parceria com o Detran/SC, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, DNIT, Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições.
Durante o evento, os estudantes do Ensino Fundamental 1 participaram de atividades práticas em uma carreta educativa e em uma pista de trânsito simulada. Já os alunos do Ensino Fundamental 2 receberam palestras educativas diretamente nas escolas. A ação também englobou orientações sobre comportamento seguro nas vias, formação continuada para professores e conscientização voltada para pais e responsáveis.
O prefeito Laurinho Boeing destacou que investir na educação para o trânsito é uma forma direta de preservação da vida. O gestor enfatizou que o aprendizado na infância gera cidadãos conscientes para toda a vida, transformando comportamentos nas ruas. A urgência do tema é respaldada por dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), que apontam os acidentes de trânsito como a principal causa de morte global entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. Sob o tema “Conscientizar salva vidas”, a programação foi encerrada com a meta de que os estudantes multipliquem as boas atitudes em suas casas.
