Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Civil, a Polícia Militar Ambiental, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funbama) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) resultou no flagrante de uma rinha de galos em uma propriedade rural no bairro São Maurício, em Braço do Norte.
Durante a ação foram localizados animais mutilados, alguns com ferimentos graves e exposição de tecidos. Também foram apreendidas aves silvestres, entre elas papa-banana e coleirinho, sem anilhas de identificação. A Polícia Militar Ambiental lavrou um Termo Circunstanciado (TC) por essa infração.
No local, os agentes também encontraram diversos aparatos utilizados para os combates, como esporas, biqueiras e estruturas específicas, além de um criadouro de galos possivelmente voltado à comercialização para essa prática ilegal.
Os policiais ainda apreenderam uma arma de fogo e munições de calibres diversos. Diante das evidências, a autoridade policial entendeu configurado o flagrante de crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/98, além de infrações previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03).
O responsável pela propriedade foi conduzido para os procedimentos cabíveis.
Comentários: