Garopaba – Uma residência multifamiliar de madeira foi completamente destruída por um incêndio de grandes proporções na noite desta quarta-feira (24). O sinistro foi registrado por volta das 22h09, no bairro Capão, em Garopaba, mobilizando o trem de socorro do 8° Batalhão de Bombeiros Militar nas viaturas ABTR-50 e ASU-546. Apesar da violência das chamas, que consumiram toda a estrutura, não houve o registro de vítimas.
O combate ao fogo foi considerado de alta complexidade técnica pelas equipes de resgate devido às características geográficas do terreno. A moradia estava edificada em uma área de morro com acentuado desnível e acesso viário restrito, o que dificultou a aproximação e o posicionamento tático do caminhão de combate (ABTR-50). Além disso, por se tratar de uma estrutura suspensa, o assoalho de madeira cedeu rapidamente, impossibilitando a entrada interna dos bombeiros de forma segura.
Para a extinção total do fogo e as ações de rescaldo, foram necessários cerca de 10 mil litros de água. Diante do volume exigido, a operação contou com o apoio estratégico da viatura-tanque AT-61, deslocada da corporação vizinha de Imbituba para realizar o reabastecimento contínuo na cena.
Conforme relatos do proprietário do imóvel aos socorristas, o fogo teria começado no quadro principal de disjuntores da residência no momento exato em que o chuveiro elétrico estava sendo utilizado, sugerindo uma sobrecarga ou curto-circuito na rede interna. Após quase duas horas de trabalhos intensificados, o incêndio foi totalmente controlado. A área foi isolada e o morador recebeu orientações explícitas para manter o local intocado até a chegada dos peritos do Corpo de Bombeiros, que emitirão o laudo técnico com as causas oficiais do acidente.
