ContextoSC - Jornalismo Responsável

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Agro

Santa Catarina retoma exportação de carne de frango para União Europeia após cinco meses

Com a reabertura oficial, a expectativa do setor é de recuperar os volumes registrados antes da suspensão

ContextoSC
Por ContextoSC
Santa Catarina retoma exportação de carne de frango para União Europeia após cinco meses
AEN/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após cinco meses de suspensão, Santa Catarina voltará a exportar carne de frango para a União Europeia a partir desta terça-feira, 23. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 22, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que atribuiu a retomada às negociações entre o ministro Carlos Fávaro e o comissário europeu de Saúde e Bem-Estar Animal, Olivér Várhelyi, em reunião realizada em 4 de setembro.

As exportações haviam sido suspensas em maio, quando um foco isolado de influenza aviária de alta patogenicidade foi identificado no Rio Grande do Sul. Embora restrito, o episódio afetou todo o Brasil, levando à interrupção temporária das vendas para o bloco europeu.

Impacto econômico

De acordo com o Mapa, entre janeiro e agosto deste ano, as exportações brasileiras de carne de frango para todos os mercados alcançaram 3,28 milhões de toneladas, com receita de US$ 6,15 bilhões.

Leia Também:

Somente entre janeiro e maio, antes da suspensão, os embarques para a Europa chegaram a 125,3 mil toneladas, crescimento de 20,8% em relação ao mesmo período de 2024. A receita foi de US$ 386,3 milhões, um aumento de 38% no comparativo anual.

Com a reabertura oficial, a expectativa do setor é de recuperar os volumes registrados antes da suspensão e até ampliar as exportações, aproveitando a demanda reprimida dos últimos meses.

Retomada escalonada

Segundo o Mapa, com exceção do Rio Grande do Sul, todo o país está autorizado a exportar carne de frango produzida a partir de 18 de setembro. O estado gaúcho terá liberação a partir de 2 de outubro, com exceção da produção em um raio de 10 km da granja de foco, que só poderá retomar em 16 de outubro.

Perspectivas para o setor

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santim, destacou, em entrevista ao programa SC No Ar (NDTV Record), que uma missão da China também está avaliando os controles sanitários brasileiros em relação à gripe aviária. “Os dois principais mercados que ainda estavam fechados eram a Europa, que já reabriu, e a China, que esperamos logo uma resposta positiva. Após a missão que está ocorrendo, devemos ter um veredito”, disse Santim.

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:
ContextoSC

Publicado por:

ContextoSC

O ContextoSC nasceu com a missão de levar informação de qualidade, imparcial e acessível para todos. Nossa equipe busca apurar os fatos com responsabilidade, sempre priorizando a transparência e o compromisso com a verdade.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )