Florianópolis – A frente fria começou a se afastar de Santa Catarina nesta terça-feira (23), mas a retaguarda do sistema traz o avanço rápido de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar. A mudança provocará uma queda brusca nas temperaturas em todo o estado, com os termômetros registrando as mínimas do dia no período da noite. Há previsão de formação de geada entre o Grande Oeste e os Planaltos, com mínimas que podem chegar a -4°C nessas áreas e vento sul forte, que deve deixar o mar agitado com ondas de até 3 metros.
Amanhã, quarta-feira (24), o centro da massa de ar polar se estabelece sobre o território catarinense, garantindo tempo firme com sol, mas mantendo o frio extremo de forma generalizada. O amanhecer será congelante, com marcas que podem atingir os -6°C nas áreas mais altas da Serra e do Meio-Oeste. A Defesa Civil alerta para risco moderado a alto de ocorrências associadas à hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e congelamento de pistas em pontos mais altos, já que as máximas à tarde não passam de 12°C na maioria das regiões.