Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 60 salvamentos por afogamento entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, período do Carnaval.
Conforme o CBMSC, os dados ainda estão em atualização, porém, indicam que pelo menos 60 vidas foram salvas, demonstrando a eficiência do monitoramento e da prevenção realizadas nas praias, resultado da pronta resposta das equipes posicionadas estrategicamente ao longo do litoral de Santa Catarina.
Também foram registrados 171 auxílios a crianças que se perderam de seus responsáveis nas praias. O CBMSC reforça a importância do uso de pulseirinhas de identificação para evitar situações como essa e proporcionar mais tranquilidade às famílias que frequentam as praias.
Além disso, foram atendidos 1.004 casos de pessoas que sofreram lesões por água-viva, número abaixo do normal para a época. Nos casos de lesão, além de sinalizar as praias com a bandeira lilás, evitando novas vítimas, as equipes prestam os primeiros socorros e orientam os banhistas sobre os cuidados necessários para aliviar os sintomas de queimação causados pela água-viva.
O trabalho do CBMSC segue nas praias de catarinenses com a pós-temporada da Estação Verão, que vai até o dia 21 de abril. Durante esse período, o efetivo segue atuando na prevenção e nos salvamentos por afogamento, sendo reduzido gradativamente até o final da temporada.
Comentários: