Uma varredura realizada no bairro São Maurício, em Braço do Norte, elevou o número de escorpiões amarelos encontrados no município. Neste momento são 123.
A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica encontrou oito animais no bairro, na última semana. Agora, tanto São Maurício quanto Santa Luzia estão em monitoramento. A Secretaria de Saúde deverá ampliar o mapeamento de áreas críticas e reforçar as medidas de controle e orientação à população.
As fiscalizações continuam sendo feitas com uso de lanternas de luz negra, tecnologia que possibilita a visualização dos escorpiões durante a noite, quando são mais ativos.
O Município reforça que todas as ações seguem critérios técnicos e estão sendo realizadas de forma contínua, com o objetivo de controlar a proliferação da espécie e preservar a segurança da população. A participação da comunidade é fundamental neste momento, especialmente com medidas preventivas dentro de casa e em áreas externas.
A Vigilância Epidemiológica segue monitorando de perto a situação e programando novas incursões nos bairros.
Em caso de avistamento de escorpiões, os moradores devem acionar imediatamente a Vigilância e não tentar capturar o animal.
Comentários: