Braço do Norte – Braço do Norte realiza até o dia 26, na Praça Padre Röer, a Semana Municipal de Educação para o Trânsito (SMET) de Braço do Norte. Sob o tema “Conscientizar salva vidas”, a iniciativa para estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino é uma grande imersão focada na segurança viária e na preservação de vidas.
O evento é coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria de Trânsito, e conta com uma força-tarefa institucional. Estão integrados o Detran/SC, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar, o DNIT, o Corpo de Bombeiros Militar e demais entidades que compõem a Rede de Urgência e Emergência do Trânsito de Santa Catarina (Redutran-SC).
A principal atração visual e interativa da semana é uma carreta educativa equipada e uma pista de trânsito montadas na praça central. No local, alunos do Ensino Fundamental I passam por vivências práticas de comportamento seguro, interpretando o papel de motoristas e pedestres. Para os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o cronograma reserva palestras direcionadas dentro das próprias escolas.
Além de capacitar os professores para darem continuidade ao tema em sala de aula ao longo do ano, a programação deste ano traz um debate urgente e necessário para as famílias. No dia 25 de junho (quinta-feira), às 19 horas, o Centro de Convivência dos Idosos sediará uma palestra aberta a pais e responsáveis com o tema: “Autopropelidos e segurança: o que os pais precisam saber antes de permitir o uso”.
O encontro vai detalhar a legislação vigente, os limites de velocidade, a obrigatoriedade de equipamentos de proteção e as responsabilidades civis e penais dos pais ao permitirem que crianças e adolescentes conduzam patinetes e bicicletas elétricas pelas ruas e calçadas do município.
O prefeito Lauro Boeing Junior enfatizou o impacto de longo prazo do programa. “Quando ensinamos nossas crianças e jovens sobre respeito, responsabilidade e convivência no trânsito, estamos investindo diretamente na preservação da vida. Essa é uma ação que ultrapassa os limites da sala de aula e contribui para formar cidadãos mais conscientes para o futuro”, pontuou o prefeito.
A secretária de Educação, Joana Lessa, e o coordenador municipal de Trânsito, Vinícius Niehues Filgueiras, reforçaram que a escola é o ambiente ideal para plantar a semente da empatia no trânsito, reduzindo de forma drástica os índices regionais de acidentes no futuro.
