São Martinho – Um grave sinistro de trânsito mobilizou as equipes do 8° Batalhão de Bombeiros Militar no fim da tarde desta terça-feira (23). O acidente, uma saída de pista seguida de queda em valeta, ocorreu por volta das 17h37 na rodovia SC-435, na área central do município de São Martinho. Para o atendimento da ocorrência, foram empenhadas as viaturas de resgate e combate a incêndio ABTR-70 e a ambulância ASU-548, da corporação vizinha de Armazém.
Ao chegarem ao local, os socorristas constataram que um veículo Volkswagen Gol havia saído da pista e despencado em uma vala de drenagem localizada às margens da rodovia estadual. O condutor, um homem maior de idade que estava sozinho no automóvel, foi encontrado sentado no banco do motorista. De acordo com o relatório técnico dos bombeiros, ele não fazia o uso do cinto de segurança no momento do impacto, o que fez com que sua cabeça colidisse violentamente contra o para-brisa. A vítima apresentava ferimentos na face, hemorragia ativa e encontrava-se consciente, porém confusa.
Devido à gravidade do impacto e à posição do carro na vala, o motorista ficou encarcerado. Os bombeiros iniciaram os primeiros socorros ainda com a vítima no interior do veículo e precisaram fazer o uso de ferramentas de resgate pesado (desencarceradores hidráulicos) para realizar as táticas de extração em ângulo zero, técnica que preserva a coluna do paciente. Após ser retirado com segurança das ferragens, o homem foi imobilizado e conduzido pela ambulância ASU-548 ao hospital local de São Martinho para atendimento médico especializado.
